Rotina de prevenção ao coronavírus deve ser mantida e até reforçada


Para cego ver: Imagem traz álcool gel máscara e bolinhas em formato de coronavírus laranja e vermelha em fundo azul e laranja. (Crédito: Freepik.com)

Para cego ver: Imagem traz álcool gel máscara e bolinhas em formato de coronavírus laranja e vermelha em fundo azul e laranja. (Crédito: Freepik.com)

A vacinação está próxima de ocorrer em larga escala no país, observando-se os grupos prioritários para o início da imunização, mas outras medidas contra o coronavírus não podem relaxar – pelo contrário, com novas variantes do vírus circulando no país, é importante até mesmo reforçar essas ações.

Certa de que esse é o caminho da prevenção da Covid-19, a SER ESPECIAL vem empregando todos os cuidados em suas atividades (distanciamento social, com a opção de interações on-line, máscara e limpeza constante de mãos e superfícies com álcool gel quando o contato presencial é inevitável). E recomenda que todos façam o mesmo, lembrando a especificidade de cuidados conforme grupos de risco de contaminação.

Pessoa com deficiência, por si só, não apresenta condição de vulnerabilidade ao vírus. O que requer atenção é a presença de comorbidades nesse quadro (doenças associadas, crônicas ou não).
São inseridas no grupo de risco para desenvolvimento de forma grave de Covid-19:
– idosos acima de 60 anos
– doentes crônicos (diabetes, hipertensão arterial, asma, por ex.)
– pacientes em tratamento contra câncer
– pessoas com restrições respiratórias
– dificuldades na comunicação
– condições autoimunes
– doenças neurológicas.

Para pessoas com deficiência intelectual ou motora, recomenda-se redobrar a higiene pessoal. Atenção para a necessidade de higienização frequente de cadeiras de rodas, bengalas, ou outros equipamentos auxiliares, usando água e sabão ou álcool líquido a 70% sempre após deslocamento externo. Não interromper tratamentos ou exames necessários ou de rotina, exceto por indicação médica.

Fonte: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo

Compartilhe: