Para além do Janeiro Branco

Cartaz Janeiro Branco

Ações internas da SER ESPECIAL divulgaram cuidados necessários à saúde mental, em atenção ao Janeiro Branco, período convencionado, desde 2014, por iniciativa do psicólogo brasileiro Leonardo Abraão, para ressaltar a necessidade de um olhar constante ao tema. O mês acabou, mas as dicas, conteúdos e ações protetivas à nossa saúde mental podem ser destaque o ano todo, no seu dia a dia e na agenda organizacional.
Confira algumas recomendações:

– Olhar cuidadoso e até especializado para questões como as apontadas abaixo, que interferem em nossas emoções e saúde mental: questões familiares; questões financeiras, doenças, sedentarismo, excesso de redes sociais, problemas de sono.
– Hora de dormir: preste atenção na sua necessidade de sono, o quanto você precisa descansar para se sentir recarregado(a). E durma o necessário.
– Pratique uma atividade física: ela libera energias canalizadas, melhora a saúde física, a memória e o humor. A endorfina liberada nos exercícios é agente potente contra a depressão.
– Convivência social e terapia: ambos os recursos são essenciais. Terapias, por sua vez, podem auxiliar em crises agudas, questões pontuais ou mesmo agir de forma preventiva em saúde mental. Não tenha vergonha de ir a um(a) psicólogo(a)! Isso só te trará benefícios, assim como dispender parte dos seus dias às (boas) relações sociais e familiares, estar junto de quem se gosta e em um contexto de respeito mútuo.

Fonte: Especialistas da SER ESPECIAL

Compartilhe: