Trabalhos do futuro

[Pra cego ver] – Ilustração em tons de azul e laranja mostra trabalho mecanizado em fábrica e figuras humanas interagindo com o sistema industrial.

Factory workers and robotic arm removing packages from conveyor line. Engineer using computer and operating process. Vector [Pra cego ver] – Ilustração em tons de azul e laranja mostra trabalho mecanizado em fábrica e figuras humanas interagindo com o sistema industrial.

Foi em 2014 quando o criativo Marty Neumeier, autor do livro “Rules of Genius” (“Regras do Gênio”, em tradução livre), falou sobre sua obra em uma palestra no Canadá, que se ousou prever os tipos de trabalhos mais estabelecidos em um futuro próximo (pelo menos para os 20 anos seguintes).

Seriam eles: o trabalho criativo: muitas vezes disruptivo, sempre inovador, autoral, autogerenciável; o especializado: regido por padrões e habilidades profissionais, gerenciável, terceirizável; o rotineiro: roteirizado, terceirizável e gerenciável; o robótico: tecnológico, algorítmico, escalável e terceirizável. O trabalho criativo destaca-se como aquele que garante maior empregabilidade, pois resulta em algo único, enquanto os demais dependem de processos e tecnologias pré-concebidos e conhecidos por muitos, são baseados na escalabilidade dos negócios.

Para Neumeier, é preciso uma cultura de aprendizado contínuo para acompanhar as mudanças no mundo do trabalho. Somente dessa forma profissionais poderão se adequar a trabalhos de todos os tipos e também a mudanças específicas de ser ramo profissional. As empresas também deveriam promover esse tipo de cultura, com treinamentos recorrentes e estímulo ao desenvolvimento dos colaboradores, o que resultaria em maior produtividade, inovação e melhoras consequentes nos resultados econômicos da companhia.

Fonte: Forbes Brasil

Compartilhe: