SER Especial e UniRio lançam qualificação para guias de turismo

A SER ESPECIAL – Associação Assistencial de Integração ao Trabalho A.A.I.T e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – lançam o Projeto “GuiaANCtur”. A iniciativa prevê a Especialização Técnica em Atrativos Culturais e em Atrativos Naturais para Guias de Turismo Regional com CADASTUR, atuantes  no Sudeste brasileiro, na modalidade de ensino (EAD), com carga horária composta de 160h de aulas teóricas e 40h de aulas práticas.  

São mais de 1700 vagas espalhadas entre os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro – as inscrições serão on-line por meio de formulário eletrônico no site serespecial.org.br, com início previsto à 0 hora em 29 de maio e encerramento às 23:59 de 12 de junho de 2021.  O  processo de seleção se dará POR ORDEM DE REALIZAÇÃO DA INSCRIÇÃO.

Macrorregiões contempladas – A programação faz parte de uma série de capacitações que estão sendo realizadas por meio do Programa de Qualificação de Guias de Turismo do Ministério do Turismo com quatro institutos federais de ensino: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (Nordeste), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (Sul) e Universidade Federal do Tocantins (Norte e Centro-Oeste) e Unirio (Sudeste).

A Ser Especial foi contemplada com a missão de executar a qualificação dos Guias de Turismo através de termo de colaboração firmado em 24 de março deste ano, após uma seleção de propostas em chamamento público.

Mediação determinante – A programação do curso inclui temas como primeiros socorros, técnicas de excursionismo, formatação de roteiros ecologicos,  manifestações flolclóricas e culturais, e visa aprimorar as competências dos guias na atuação como facilitador ou mediador entre turistas e destinos turísticos, prestando informações sobre os locais e as instalações, interpretando os atrativos, realizando uma mediação cultural e supervisionando as atividades e comportamentos dos visitantes, em favor da excelência na prestação de serviços e no atendimento aos desejos e expectativas dos turistas. Na prática, esses profissionais são determinantes para garantir experiências únicas aos viajantes.

Segundo informações do Ministério do Turismo, atualmente, há mais de 21 mil guias de turismo regionais em todo o país, que realizam a recepção, translado, acompanhamento e prestam informações e assistência turística em itinerários ou roteiros locais ou intermunicipais, dentro de um mesmo estado, para visita a atrativos turísticos.

Veja, abaixo, o edital completo e cartaz de divulgação.

Compartilhe: